Fotos dos trabalhos dos alunos

Conforme anunciei anteriormente, os trabalhos dos alunos estão sendo disponibilizados individualmente no link acima (trabalhos dos alunos). ¨Felizmente¨, devido a rapidez com que os alunos estão fabricando suas jóias não tenho conseguido acompanhá-los e acabo esquecendo de tirar fotos das peças que foram fabricadas durante as aulas para adicionar no blog. Confesso que as fotos que estou adicionando apesar de muito bonitas, não fazem justiça ao trabalho real, pois não conseguem mostrar detalhes como tamanho e espessuras que valorizam ainda mais as criações.

Mesmo com pouco tempo de curso os alunos demonstram muita criatividade, determinação e vontade de aprender joalheria. Isto facilita meu trabalho, mas aumenta minha responsabilidade como orientador. Ensinar é um grande desafio, pois as necessidades e dificuldades se modificam de pessoa para pessoa e é preciso muita atenção para perceber isto e flexibilidade para adaptar o ensino às habilidades individuais. Ás vezes, por empolgação superestimo a capacidade de alguns alunos e abraço suas idéias mais avançadas e acabo tendo que ajudá-los a concluir seus projetos, mas a maioria sempre me surpreende, pois acho que eles terão dificuldades em determinadas etapas e quando percebo eles já passaram pela fase sem problemas.

Para otimizar o aprendizado procuro passar apenas os projetos básicos das jóias mais conhecidas e tradicionais, mas fico particularmente feliz quando os alunos demonstram iniciativa e modificam o projeto dando-lhes seu toque pessoal através de ajustes e adições de idéias próprias.

Avalio essa experiência como algo agradável e estimulante, pois todos os alunos são pessoas comprometidas e aprendo muito com cada um. A maioria dos alunos buscam na joalheria uma forma de exteriorizar seu lado artístico e criativo, outros me procuram com a expectativa da possibilidade de uma nova profissão e outros buscam apenas um tipo de terapia ocupacional que os afastem por algumas horas da correria do dia a dia.

De qualquer maneira, esta pequena amostra dos talentos adormecidos já é de encher de orgulho qualquer professor e me deixa ainda mais motivado a continuar acreditando no potencial de cada um.

Mais trabalhos estão disponíveis na nossa página no Facebook

https://www.facebook.com/atelierorigin.escoladejoalheria